Notícias

Contador 4.0: Da Pilha de Papéis à Liderança Digital

A transformação digital promoveu um encontro entre contabilidade e tecnologia, elevando o contador a um novo status dentro da empresa

Não se fazem mais contadores como antigamente! A figura do profissional de terno e gravata, com pasta e carimbo em mãos, escondido atrás de pilhas de papéis, não existe mais. Mas isso não é sinônimo de declínio da contabilidade. Muito pelo contrário. O contador moderno pratica a contabilidade de uma forma muito mais inovadora, assertiva e estratégica do que no passado.

A transformação digital promoveu um encontro entre contabilidade e tecnologia, elevando o contador a um novo status dentro da empresa. Ele se torna uma peça-chave para que os negócios apresentem desempenhos mais produtivos. Aquele antigo “gerador de guias” agora é essencial nos processos de tomada de decisão.

Fernando José, líder de treinamento da Agilize Contabilidade Online (https://agilize.com.br/), contextualiza essa mudança. “O contador 4.0 traz uma visão mais gerencial, mais consultiva ao negócio do cliente. Esse profissional entende que, além da contabilidade, há também a necessidade de criar estratégias para alavancar seu próprio negócio”, pontua.

O líder de treinamento da Agilize destaca as diferenças entre o passado e o presente da atividade, como no processo de abertura de uma empresa. Antigamente, era algo muito burocrático e nem um pouco imediato, afirma. “Com a transformação digital, é possível abrir uma empresa em dois dias.”

Outro avanço proporcionado pela inovação digital é a escrituração contábil. “Se o cliente quisesse um balanço patrimonial no passado, enviava uma pasta cheia de papéis ao contador. Hoje, tudo é online e a entrega é muito mais ágil, via sistema, com a utilização da tecnologia a favor”, destaca.

Fernando José também recorda as dificuldades de fechar um balanço. Um processo que demorava dias e consumia muitas pessoas em sua execução hoje pode ser finalizado em algumas horas.

Criativo, inovador e flexível

Com a mudança de perfil, a contabilidade não exige apenas que o contador tenha expertise em cálculos, mas que seja interessado em soluções criativas, em tecnologia e em inovação. Não pode faltar criatividade, é preciso ser inovador. Não podemos esquecer da contabilidade e de sua burocracia, que precisa seguir a legislação, mas a tecnologia está muito à frente”, ressalta o contador da Agilize Contabilidade Online.

Para ele, a capacidade de se adaptar às mudanças, na velocidade com que ocorrem, sem se prender a práticas antiquadas e burocráticas, é uma das principais características do contador 4.0. “Esse profissional utiliza recursos tecnológicos para, por exemplo, auxiliar na evolução do faturamento do cliente e reduzir a carga tributária, tudo de forma legal e inovadora.”

Diante disso, Fernando José conclui que o profissional atual da contabilidade é mais estratégico e consultivo do que “simplesmente” um contador. “Agora, é mais importante estudar tecnologia do que contabilidade, porque a contabilidade nós já sabemos fazer. Hoje, precisamos aprender o que a tecnologia pode efetivamente agregar ao nosso dia a dia.”

voltar

Links Úteis

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 4.9448 4.9457
Euro/Real Brasileiro 5.3593 5.3673
Atualizado em: 27/02/2024 14:12

Indicadores de inflação

11/2023 12/2023 01/2024
IGP-DI 0,50% 0,64% -0,27%
IGP-M 0,59% 0,74% 0,07%
INCC-DI 0,07% 0,31% 0,27%
INPC (IBGE) 0,10% 0,55% 0,57%
IPC (FIPE) 0,43% 0,38% 0,46%
IPC (FGV) 0,27% 0,29% 0,61%
IPCA (IBGE) 0,28% 0,56% 0,42%
IPCA-E (IBGE) 0,33% 0,40% 0,31%
IVAR (FGV) -0,37% -1,16% 4,34%